Comunicação, paciência e tolerância são fundamentais em qualquer lar. Apartamentos só com homens, no entanto, também precisam seguir algumas regras. Não importa se a república é formada por amigos de longa data ou por pessoas que se conheceram morando juntas. O diálogo e o respeito ao outro são fundamentais para que a casa seja harmoniosa. Existem alguns pontos mais sensíveis, porém, que você pode dar mais atenção para dividir apartamento com amigos de boa evitar discussões desnecessárias.
Neste post, elencamos dez itens que podem fazer a diferença na hora de compartilhar um apê apenas entre homens. Se você for mulher e quer dicas para um lar feminino, veja nossas dicas para dividir apartamento com as amigas.
1. Dividir apartamento com amigos significa dividir bem as contas
Defina desde o início como vão ser divididos os gastos da casa. Se vocês estão alugando um apartamento juntos, entrem em acordo sobre como as contas serão feitas: o total é dividido igualmente por todos ou quem tem o nome no contrato paga menos? Sempre dizemos isso por aqui, mas não custa reforçar: o dinheiro pode ser um motivo de conflitos e, para evitá-los, deve-se deixar tudo claro sempre.
2. Bagunça
Toalha molhada no chão do banheiro, tênis de corrida na sala, camiseta na cozinha. A bagunça feita por um ou mais moradores de uma casa podem ser um problema no convívio do lar. No seu quarto, você pode fazer – praticamente – tudo o que você quiser. No restante do apê, porém, tente deixar tudo em ordem.
3. Pelos no banheiro: ninguém gosta
Homens, em geral, têm mais pelos que as mulheres. Se você vai dividir apartamento com amigos, pode ter certeza que vai ter fios por todo banheiro. Por isso, não esqueça de tirar os que caírem no ralo do box sempre depois que tomar banho. Além disso, se for fazer a barba, limpe bem a pia depois. Ninguém gosta de encontrar um ambiente sujo.
4. Louça limpa
Combine com seus amigos quais serão os acordos em relação à louça. Já falamos aqui que algumas pessoas não se importam em deixar pratos e panelas sujos de um dia para o outro, enquanto outras têm pavor disso. Entrem em um consenso para evitar discussões.
5. Limpeza das áreas comuns
A limpeza pode ser um complicador na casa. Mesmo que vocês contratem uma pessoa para fazer a faxina, é preciso fazer a manutenção. Ou seja, varrer a sala de vez em quando, passar um pano no fogão, limpar a pia. Uma regra fundamental é deixar os espaços como você os encontrou. Então, se a cozinha estava limpinha antes de você usar, faça o possível para deixá-la no mesmo estado antes de sair.
6. Retirada do lixo
Estabelecer um rodízio para tirar o lixo do banheiro e da cozinha é necessário para evitar problemas, já que essa está entre as tarefas mais chatas de quem divide um apartamento.
7. Uso do ambiente comum
Se você convidar sua/seu namorada/o para almoçar no domingo, não se esqueça de que os outros moradores também precisam se alimentar e, consequentemente, usar as panelas, as louças e o fogão. Ou seja, não faça como se só existisse você na casa. A regra também vale para o toalete. Evite ficar horas no banheiro, principalmente pela manhã, quando os outros também precisam se arrumar para ir ao trabalho ou à faculdade.
8. Conversas na sala
A sala é um dos ambientes comuns de uma casa. Por isso, você deve ter atenção ao uso que faz dela. Se você gosta de receber amigos e seus companheiros de apê não se importam com isso, beleza. Mas não se esqueça de que falar alto quando alguém precisa acordar cedo no dia seguinte pode fazer com que a relação estremeça.
9. Televisão e videogame
Você ama ver jogos de futebol, basquete e vôlei até altas horas, ou adora jogar videogame até o amanhecer? Caso a televisão esteja na sala, pense que é necessário respeitar as pessoas com quem você compartilha o lar. Evite colocar o som no máximo volume e gritar caso o time que você está torcendo marque um ponto ou faça um gol. Lembre-se também de que mais pessoas podem querer ver TV, então, reflita se você não está monopolizando o aparelho.
10. Namoradas/os e visitas
Como em todos os lares, sejam só de mulheres, só de homens ou misto, a regra para visitas deve estar sempre clara. Ou seja, determine, junto com seus companheiros de apê, se as/os namoradas/os são bem-vindas/os e, se sim, com que frequência. Ainda que a casa seja bastante tranquila, evite levar seu/sua companheiro/a todos os dias para dormir com você. Afinal, não é todo mundo que curte dividir o apartamento com mais uma pessoa.
Ao dividir apartamento com amigos, respeite os outros
Existem inúmeros benefícios em ter colegas de quarto. E, para que a convivência em uma casa seja ainda mais tranquila, o fundamental é ter respeito e empatia. Tente se colocar no lugar do outro e respeitar a opinião dele. Além disso, caso algo incomode você, esclareça o problema o quanto antes e evite que ele vire uma bola de neve. Se aquela roupa suja não sai nunca do banheiro, fale no momento que você a viu. Muitas vezes, as pessoas não se dão conta de que certas atitudes podem incomodar os roommates.
Comentários do Facebook